Depois que um caso de sarampo foi registrado em uma cidade vizinha, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando junto à população de Campo Verde, a importância da imunização contra a doença.
O sarampo é altamente contagioso e se manifesta por meio de sintomas com febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, mal-estar, erupções cutâneas depois de alguns dias e pode levar à morte.
Os sintomas, de acordo com a Secretaria de Saúde, aparecem entre 10 a 14 dias depois da infecção pelo vírus, enquanto as erupções cutâneas surgem entre 3 e 5 dias depois do início dos outros sintomas.
Conforme reforçou a Secretaria Municipal de Saúde, somente a vacina pode evitar o contágio da doença. E para que toda a população com idade entre 9 meses e 59 anos possa ser imunizada com a monodose contra o sarampo, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde bebês com idade entre 6 e 8 meses e crianças com alergia a proteína do leite, só devem receber o imunizante produzido pelo laboratório da Fiocruz – tríplice viral e dupla viral. Para esses imunizantes a vacinação está sendo feita de maneira escalonada, conforme cronograma abaixo:
Segunda-feira – PSF central
Terça-feira – PSF Jupiara
Quarta-feira – PSF Zacarias Furtado de Lima (Vale do Sol)
Quinta-feira – PSF São Miguel I
Sexta-feira – PSF Olímpia Macarini – Jardim Campo Verde
Pessoas que não sabem, ou não se lembram se já foram imunizadas contra o sarampo, devem procurar os PSF para receberem o imunizante.