A região de Campo Verde, desbravada ainda na segunda metade do século 19, tem participação importante na história de Mato Grosso, por onde passou Cândido Mariano da Silva Rondon expandindo a linha telegráfica que ligava Cuiabá ao estado de Goiás. Foi na comunidade de Capim Branco que, em 1896, Rondon inaugurou a primeira estação telegráfica do interior do estado.
Nesta sexta-feira (26), a saga protagonizada pelo patrono das telecomunicações no Brasil será retratada durante um ciclo de palestras a ser realizado no salão da Associação de Pequenos Produtores de Capim Branco (APROCAB), a partir das 19h00.
As palestras serão abertas a toda a população e ministradas pelo historiador e presidente da EMPAER, Suelme Evangelista Fernandes, pelo presidente da Associação dos Caminhos Reais e Religiosos de Mato Grosso, Romualdo Provosnik Júnior, e pelo historiador Mario Bordignon, que desde 1980 trabalha com o povo bororo, antigos moradores da região.
De acordo com a programação, os temas que serão abordados nas palestras serão: Marechal Rondon: As linhas telegráficas e a Estação Capim Branco; Os caminhos dos telégrafos georreferenciados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia; e Os Salesianos e Rondon.
O evento, denominado Tributo a Rondon, tem apoio da Empaer, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude. A organização é da equipe do Museus da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon. Após as palestras, a APROCAB servirá galinhada e Maria Izabel, a R$ 20,00.