Aula inaugural marca início do curso técnico de enfermagem ofertado pela Assistência Social

0

 Viabilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com o SENAC e com o Hospital Municipal Coração de Jesus, o curso técnico de enfermagem teve início nesta segunda-feira (22), com a realização da aula inaugural na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati.

O curso é o primeiro da área ofertado de forma gratuita e vai contemplar 30 alunos. Com uma carga horário de 1800 aulas, será dividido em teoria (1200 horas) e prática hospitalar (600 horas). As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 19h00 às 22h00.

Formada em técnico em contabilidade, curso que concluiu há vários anos, a dona de casa Sebastiana Pereira Neves, ao longo dos últimos anos, aproveitou para se qualificar por meio de cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Quando tomou conhecimento de que seria realizado o curso Técnico de Enfermagem, não perdeu tempo: se inscreveu, fez a prova de classificação, foi aprovada e agora inicia as aulas com todo o entusiasmo. “Eu admiro muito essa profissão, acho uma profissão muito bonita, que as pessoas trabalham com amor. E eu quero também fazer parte dessa equipe para ajudar as pessoas e ter também uma profissão”, afirmou.

Sebastiana já faz planos para depois da conclusão do curso, que terá cerca de dois anos e meio de duração. “Eu quero prestar um concurso, um seletivo para atuar nessa área”, revelou ela, enaltecendo a atuação da Secretaria de Assistência Social e Habitação na oferta de cursos à população.

“É uma maravilha. Isso é muito bom. Ajuda muito os jovens, ajuda muito as pessoas da minha idade e eu quero agradecer à Prefeitura, ao SENAC e a toda a equipe do CRAS que deu essa oportunidade para nós”, enfatizou.

Secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama do Município, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, destacou a parceria entre o Município, o SENAC e o Instituto São Lucas, que administra o Hospital Municipal Coração de Jesus e chamou a atenção para a escassez de profissionais da área de enfermagem, que, aliada ao crescimento da cidade e ao aumento da oferta de serviços de saúde, necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada.

“Essa é a preocupação do prefeito Alexandre em poder qualificar, profissionalizar os nossos jovens, os cidadãos campo-verdenses, e essa parceria vem para isso, para que nós possamos ter pessoas capacitadas, profissionais aptos a atuarem na saúde do nosso município”, frisou.

Rosilei também comentou que na saúde, devido à sua grandiosidade, a demanda por mão-de-obra qualificada é sempre grande, obrigando o município a ‘importar” esses profissionais. E quem quer atuar na área, muitas vezes é obrigado a se deslocar para outros municípios, dificultando a formação. “Essa parceria: Prefeitura Municipal de Campo Verde, através da Secretaria de Assistência Social juntamente com o SENAC, é para que a gente possa qualificar e capacitar aqui no nosso município”, frisou.

Diretor-administrativo do Hospital Municipal Coração de Jesus, Fabiano Menande reconheceu que há falta de mão-de-obra na área de enfermagem e que a formação de novos profissionais ajuda a suprir essa demanda e reflete também na qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde, além de ser um campo promissor no que diz respeito a oferta de emprego.

“Sem dúvida nenhuma hoje esse profissional técnico de enfermagem é um profissional que tem muito campo”, salientou ele. “Principalmente aqui em Campo Verde! A gente tem uma busca muito grande ali no hospital porque muitas das vezes os profissionais que nos procuram vêm de fora, não são exatamente do município de Campo Verde. E quando tem essa oferta desse curso gratuito para essa população, para nós do hospital é muito gratificante, porque a gente sabe que vai ter esse profissional que mora aqui. A gente não vai ter essa rotatividade desse profissional”, frisou.

A gerente do SENAC de Primavera do Leste, Paula Gracieli, mais uma vez enfatizou a importância da parceria com a Secretaria de Assistência Social na qualificação em diversas áreas e frisou que o curso técnico de enfermagem é uma excelente oportunidade profissional com grande demanda por mão-de-obra qualificada. “Hoje, você faz um curso técnico de enfermagem você tem mercado para estar trabalhando”.

 

 

Compartilhar:

Acessibilidade