A Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública (SIASP) iniciou nesta sexta-feira (19), um trabalho de orientação sobre o trânsito nas escolas estaduais e municipais de Campo Verde. A ação faz parte do Projeto Operação Lei Seca, que será iniciado a partir do próximo mês em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e Secretaria Estadual de Segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e também compõe a “Semana Nacional de Trânsito”, que vai de 18 a 25 de setembro.
Pela manhã, o trabalho de conscientização e educação para o trânsito, que usa brincadeiras e jogos educativos, além de palestras, foi realizado com alunos da Escola Estadual Jupiara. À tarde, as ações foram com estudantes da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati.
Nesta quinta-feira (18), conforme informou o secretário municipal de Apoio à Segurança, Franscisco Siqueira Sampaio, mais ações serão desenvolvidas, como blitz educativa na Avenida Brasil às 17h30 e orientação nos bares e lanchonetes da cidade, entre 20h00 e 21h30. O Projeto Operação Lei Seca visa reduzir os casos de acidentes provocado pela ingestão e bebida alcóolica.
Durante as ações do Projeto Operação Lei Seca, será realizada pelo menos uma blitz por mês com teste de bafômetro e orientação. O objetivo de acordo com o secretário Francisco Siqueira Sampaio, não é a aplicação de multas especificamente, entretanto, ele alerta que aqueles que forem flagrados ao volante com alto nível de álcool no sangue – mais de 0,34 mg/litro de ar- ou cometendo outro tipo de infração considerada grave, terão o veículo apreendido e serão conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
“Nesse primeiro momento a gente vem com toda a fala educativa e, num segundo momento, as operações com as multas, com toda a questão punitiva que é necessária”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública.
Sargento da Polícia Militar e integrante do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança, Santiago Jones frisou que o Projeto Operação Lei Seca vai além da questão de fiscalização e de punição. “Ele tem um cunho educativo também. O Projeto Operação Lei Seca tem essa vertente e é isso que nós buscamos nessa primeira ação nessa semana nacional de trânsito”, disse ele.
O militar explicou que as ações do Projeto Operação Lei Seca serão de iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) juntamente com os demais setores envolvidos nas questões de segurança no trânsito. “Dentro desse escopo eles vão definir as datas e os locais estratégicos para poder fazer essas operações”.
O militar destacou ainda que o trabalho realizado nas escolas visa conscientizar e sensibilizar os estudantes para os cuidados com o trânsito. “Nós sabemos que o nosso agente de transformação são os nossos jovens. Então, para que a gente tenha um trânsito seguro, a gente tem que já conscientizar esses adolescentes que futuramente vão estar no trânsito [e]já com uma outra visão em relação às questões de segurança”, enfatizou.