TCE/MT usa o lúdico para ensinar alunos sobre preservação ambiental e da sustentabilidade

0

Membros da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), estiveram em Campo Verde nesta semana para realizar a Gincana Ambiental – Pequenos Guardiões da Natureza, projeto que usa o lúdico e jogos educativos para passar aos estudantes a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade.

Além do trabalho com os alunos, os técnicos capacitaram professores e gestores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino para que eles desenvolvam o projeto junto ao público estudantil. A capacitação  ocorreu na quinta-feira (11) à tarde, no Centro Educacional Paulo Freire e, nesta sexta-feira (12), as atividades foram com os alunos do período vespertino e matutino da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati.

O professor Sérgio Cirilo, assistente técnico e membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE/MT, falou sobre o projeto, que em 2025 será desenvolvido em 14 cidades da baixada cuiabana e do seu entorno. “Este ano especificamente, nós fizemos esse projeto de educação ambiental nas escolas, levando para as crianças o conceito de sustentabilidade ambiental, social, econômico e cultural através de mecanismos lúdicos de aprendizagem”, explicou ele. “O nosso presidente [do TCE/MT]Sérgio Ricardo, que é um ambientalista, nos delegou a missão de levar aos municípios esse programa de formação de gestores para fazer uma educação ambiental transversal e lúdica, e mostrar para as crianças que elas podem, brincando, proteger a natureza”, completou. “O Nosso planeta tem sérios problemas ambientais”, enfatizou o professor. “Se nós não educarmos essas crianças para eles fazerem um mundo melhor, nós não teremos planeta”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, disse que o Projeto desenvolvido pelo TCE/MT vem ao encontro daquilo que já é trabalhado na Rede Pública Municipal em relação à preservação do meio ambiente à sustentabilidade. “Ter a equipe do Tribunal de Contas aqui, fortalece o nosso trabalho”, frisou. “E a gente entende que é um tema muito pertinente porque nós estamos dentro de um contexto ambiental importante”, enfatizou, referindo-se ao bioma em que Campo Verde está inserido.

Compartilhar:

Acessibilidade