Com uma atuação destacada no âmbito do município – do estado – atuando sempre de maneira a solucionar conflitos originários de relações de consumo, o Procon de Campo Verde foi o único de Campo Verde a participar da 36ª Reunião Ordinária do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e do XXII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), realizados em Porto Alegre (RS) nos dias 27, 28 e 29 de agosto.
O Procon de Campo Verde foi representado pelo Diretor Executivo Bryan Ramos. Com ele esteve também a secretária adjunta do Procon de Mato Grosso, doutora Cristiane Vaz. “Essa representatividade reforça a relevância do trabalho desenvolvido em Campo Verde e coloca o município em evidência no cenário nacional da defesa do consumidor”, enfatizou Bryan Ramos.
Conforme informou o diretor executivo do Procon de Campo Verde, “o encontro reuniu representantes da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Ministérios Públicos, Procons estaduais e municipais, além de especialistas e acadêmicos de todo o país, com o objetivo de fortalecer a integração e debater os principais desafios da política nacional de defesa do consumidor”.
Na reunião do SNDC foram discutidos temas de grande relevância, como a comemoração dos 50 anos das associações civis de defesa do consumidor, os 18 anos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) e a importância da educação como ferramenta fundamental para o fortalecimento da cidadania e prevenção de práticas abusivas no mercado.
Entre os temas debatidos estavam ainda a modernização do Código de Defesa do Consumidor, a regulação das casas de apostas (bets), a educação para o consumo e os impactos das enchentes recentes no Rio Grande do Sul, que geraram situações de vulnerabilidade e aumentos injustificados de preços.
Já no Congresso da MPCon, as discussões se concentraram nos impactos dos eventos climáticos extremos nas relações de consumo, abrangendo desde a responsabilidade civil e a reparação de danos até a atuação dos órgãos de defesa do consumidor em situações de calamidade, além de questões ligadas à sustentabilidade, crédito responsável, serviços públicos essenciais, transporte aéreo, saúde e educação.
Bryan Ramos destacou a relevância do evento para o fortalecimento institucional e a melhoria contínua da atuação local. “Estar presente em uma reunião desta importância nos permite alinhar as ações do Procon de Campo Verde com as práticas mais atuais do país, além de compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para os desafios diários enfrentados pelos consumidores. O grande beneficiado é sempre o cidadão”, afirmou.
Ainda segundo Ramos, “essa participação reafirma nosso compromisso com a atualização constante e o aprimoramento da prestação de serviços à população, fortalecendo a defesa dos direitos dos consumidores de Campo Verde. ”
O Secretário de Apoio à Segurança Pública, Francisco Siqueira, também destacou a relevância da presença de Campo Verde no encontro. “A participação do Procon de Campo Verde em eventos nacionais como este mostra o crescimento e a seriedade do órgão, que vem se destacando no cenário estadual e demonstrando cada vez mais a sua força na defesa do consumidor”, afirmou.
“A participação no encontro demonstra o engajamento do Procon de Campo Verde nas discussões estratégicas sobre defesa do consumidor e reafirma o papel do órgão como interlocutor ativo na busca por soluções modernas, integradas e efetivas em prol dos consumidores do município”, disse Bryan Ramos.