Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil é instituído em Campo Verde

0

Parte da Lei Municipal que criou a Defesa Civil em Campo Verde em 2023, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil foi instituído oficialmente na última sexta-feira (29), durante uma reunião que contou com a presença do secretário municipal de Apoio à Segurança Público, Francisco Siqueira Sampaio, e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, empresários e da sociedade civil organizada.

O Conselho, conforme explicou o secretário Francisco Siqueira Sampaio, tem função consultiva e deliberativa sobre as demandas surgidas relacionadas à Defesa Civil. “O Conselho está bem representado”, frisou. “A comunidade está presente. A gente sai daqui com o Conselho montado, com o fundo montado e, o que é mais importante, com o plano de contingência”, informou Sampaio.

Segundo ele, o Plano de Contingência está sendo elaborado e deverá ser apresentado na próxima reunião do Conselho, a ser realizada em data ainda a ser definida. O plano, enfatizou o secretário, é importante para que os órgãos ligados à Defesa Civil tenham um direcionamento sobre como atuar em caso de desastres ou catástrofe.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Campo Verde, Soely Ovidio Miranda, o conselho é importante para “debater as questões sensíveis à proteção e defesa civil no município”. “E nesse momento a gente já tem uma dessas questões, que é a aprovação do nosso plano de contingência”, ressaltou.

“Eu penso que esse Conselho vai ser importante para o município porque ele traz pessoas, digamos assim, mentes brilhantes de vários segmentos da sociedade: empresariado, Corpo de Bombeiros, OAB. E são pessoas que estão realmente empenhadas e voltadas para o desenvolvimento do plano de contingência do município. Eu penso que é algo positivo para o município”, destacou o advogado Wanderson Pereira de Oliveira, que representa a OAB no Conselho.

O comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Campo Verde, capitão Wellington Fraga, também destacou a importância do Conselho por reunir, segundo eles, pessoas e entidades representativas em torno de um só objetivo, que é identificar e receber as demandas que denotem riscos à sociedade.

“Enquanto Corpo de Bombeiros, a gente tendo essa parceria pode estar escutando, reunindo. É muito importante. A gente vai ver qual é a demanda, a gente vai discutir e achar uma solução para ela. E é uma forma de trabalhar também não só a questão da resposta, mas também a prevenção e a preparação da comunidade”, frisou o comandante da 11ª CIABM.

Compartilhar:

Acessibilidade