Servidores da Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública de Campo Verde, participaram na manhã desta sexta-feira (22), de uma capacitação sobre o programa Vigia Mais MT, do governo de Mato Grosso e de qual Campo Verde é parceiro.
O programa visa estabelecer parcerias com os municípios para a instalação de sistema de monitoramento eletrônico. As câmeras, instaladas em pontos estratégicos das cidades, auxiliam as forças de segurança no combate à criminalidade.
O treinamento, realizado na sede da Prefeitura de Campo Verde, foi ministrado pelos servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), Raul Castro de Oliveira e Fernando Gomes Alves.
Conforme explicou Oliveira, a capacitação teve como objetivo proporcionar que os servidores municipais possam utilizar de forma mais otimizada o Programa Vigia Mais MT.
O servidor da SESP ressaltou que nos municípios onde o programa foi implantado, os casos de furto, roubo, tráfico ou porte de drogas, sofreram redução de mais de 40%. “Quando [os casos]acontecem, imediatamente é encontrado o infrator e ele é punido”, enfatizou.
O treinamento realizado na manhã desta sexta-feira atendeu a uma solicitação feita pelo secretário municipal de Apoio à Segurança Pública Francisco Siqueira Sampaio. Para ele, a capacitação dos servidores que atuam no CCO (Centro de Comando de Operações) fará com que o sistema de monitoramento eletrônico implantado em Campo Verde se torne ainda mais eficiente.
“O treinamento vem agregar para que a gente possa dar uma resposta muita rápida e auxiliar as forças policiais para que desvendem qualquer sinistro ou algum crime que possa vir a ocorrer no nosso município”, disse Sampaio.
Campo Verde conta atualmente com mais de 700 câmeras de monitoramento instaladas na área urbana e também em rodovias que cruzam o município, parte delas foi viabilizada por meio do Programa Vigia Mais MT.