Corrida “Todos Juntos Por Elas” leva população às ruas contra a violência doméstica

0

Realizada no último sábado (16), a corrida “Todos Juntos Por Elas” alcançou o objetivo proposto, que era despertar na população a consciência de se combater a violência contra mulher. Cerca de 250 corredores, entre homens e mulheres, participaram da prova, que teve um percurso de 5 quilômetros. Todos os participantes inscritos receberam medalhas e os três primeiros colocados nas categorias masculina e feminina receberam troféu e medalha.

A corrida, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, fez parte das ações do “Agosto Lilás”, campanha que visa, justamente, promover a conscientização sobre a necessidade de se combater a violência contra as mulheres. “Foi um grande sucesso”, frisou a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama do Município, Rosilei Pereira Borges de Oliveira. “A população veio, abraçou esta causa e hoje nós estamos falando dessa causa importante que a conscientização da nossa população em relação à violência contra a mulher”, destacou.

Para a secretária e primeira-dama, a corrida traduziu a força e a liberdade na luta para pôr um fim a um problema que aflige todas as classes sociais. “Os pés que hoje correram significam aquilo que muitas mulheres que sofreram feminicídio não tiveram: a força e a chance de correr do seu agressor”, enfatizou.

De acordo com a secretária e primeira-dama, a corrida simbolizou e materializou o desejo de que todas as mulheres tenham liberdade e vivam com dignidade, respeito e valorização. Entretanto, salientou Rosilei Borges, é preciso que a população, definitivamente, entre na luta pelo fim da violência doméstica. “E que nós venhamos dar força para as mulheres que hoje vivem aprisionadas no seu lar, vivendo um relacionamento abusivo. Que elas possam sair dessa situação. E nós, enquanto Poder Público, estaremos sempre realizando atos, ações e programas dessa natureza para que possamos diminuir os índices de violência doméstica em nosso município”, afirmou.

Ganhadora na categoria feminina, Michele Tavares Henrique Soares, frisou que o tema que levou a Secretaria de Assistência Social e Habitação a realizar a corrida “Todos Juntos Por Elas”, deve ser refletido e que as mulheres vítimas de violência doméstica não devem se calar diante das agressões. “O silêncio não é uma resposta adequada. A gente precisa, sim, de buscar recursos para se libertar, porque o respeito não é uma opção, ele é uma necessidade e precisa estar em todos os ambientes”, disse ela.

Para o vencedor da categoria masculina, João José de Souza, o tema que levou à realização da corrida do último sábado deve ser tratado de forma continuada, com mensagens constantes de conscientização e ações que visem diminuir os casos de violência doméstica. “É um tema que tem de ser abordado direto, não só no mês de agosto, mas no decorrer de todo o ano”, frisou ele.

Os três primeiros colocados na categoria masculina foram: João José de Souza, com o tempo de 19m28s, Rafael Werle, que completou o percurso em 19m48s e Lourisandro Leandro, com20m02s. Na feminina a vencedora foi Michele Tavares Henriques Soares, com 20m58s, seguida por Andréia Aparecida Batista Porto dos Santos, com 21m19s. Em terceiro lugar ficou Jessika Merlini, com o tempo de 23m22s. (As fotos da corrida estão disponíveis na página da Prefeitura no facebokk)

Compartilhar:

Acessibilidade