A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Verde está alertando os microempreendedores individuais para um novo golpe que está sendo aplicado pela internet.
De acordo com a secretaria, os golpistas enviam mensagem aos microempreendedores informando que eles terão os CNPJs inativados por falta de pagamento do DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), taxa que deve ser paga todos os meses pelos MEIs.
Os golpistas dão um prazo para que o débito seja quitado e ameaçam informando que se a situação não for regularizada até a data estipulada na mensagem, medidas judiciais serão tomadas, como bloqueio de contas bancárias e de bens. Os golpistas disponibilizam também um link para que a vítima acesse e regularize a situação.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico enfatiza que os órgãos governamentais que atuam com o microempreendedorismo não utilizam WhatApp, SMS ou e-mail para contato, e que as mensagens recebidas devem ser ignoradas.
A orientação é para que os microempreendedores ameaçados pelos golpistas procurem a sala do empreendedor, que funciona anexa à secretaria de Desenvolvimento Econômico, para sanar qualquer tipo de dúvida. Ressalta ainda que o DAS-MEI é a única taxa paga pelos microempreendedores. Nela estão embutidos os recolhimentos previdenciários, o pagamento do ISSQN ou ICMS. O valor varia de R$ 76,00 a R$ 81,90.
Outra orientação é que ao receber uma mensagem que seja suspeita de golpe, o MEI deve denunciar o caso no Procon e em seguida registrar queixa na Polícia Civil.
Em Campo Verde, de acordo com os números da secretaria de Desenvolvimento Econômico, existem 4.931 MEIs em atividade. Somente nos últimos 30 dias foram abertas 96 MEIs na cidade.