Etapa Aricá Mirim do FETRAN chega ao fim com objetivo alcançado

0

Realizada entre os dias 4 e 7 de agosto no auditório do Centro Empresarial de Campo Verde, a etapa Aricá Mirim do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN) teve o objetivo alcançado, avaliou os organizadores durante o encerramento do evento.

O FETRAN é realizado pela Polícia Rodoviária Federal com apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude. Este ano, o Festival está em sua vigésima edição. Em Campo Verde ele é realizado desde 2013.

O bom público que prestigiou as apresentações e a qualidade dos espetáculos encenado, fizeram com o superintendente da PRF em Mato Grosso, Artur Nogueira, avaliasse de forma positiva a etapa Aricá Mirim. Para ele, o objetivo do Festival, que é destacar a importância de um trânsito seguro e respeitoso, foi alcançado.   “A mensagem foi muito bem transmitida pelas peças. Estão de parabéns os professores, estão de parabéns as escolas que participaram, e, principalmente, os alunos pela coragem e dedicação para subirem ao palco”, enfatizou o superintendente da PRF.

A etapa Aricá Mirim contou com a encenação de 17 peças que foram levadas ao palco por alunos de escolas municipais e estaduais de Campo Verde, Querência e Nova Brasilândia. A APAE de Campo Verde também participou, com os alunos dando um verdadeiro show no palco.  O Festival contou com a participação de 180 alunos/atores e envolveu em torno de 200 pessoas entre diretores, técnicos, sonoplastas, iluminadores e assistentes.

“Realmente o Festival trouxe a sua temática, que é o teatro educativo para o trânsito”, destacou o secretário municipal de Cultura André Reges Tavares. “Um festival desse é de grande importância para Campo Verde, que é uma cidade ainda em desenvolvimento, frisou. “Porque é no jovem, na criança que a gente vai conscientiza-los que eles serão os motoristas de amanhã”, completou.

Para o chefe do Grupo de Educação Para o Trânsito da PRF, Enéas Cavalcante, a etapa do FETRAN em Campo Verde superou as expectativas. O público e a participação das escolas foram destacados por ele. “Foi uma etapa muito proveitosa, peças maravilhosas que realmente encantaram o público, ensinaram ao público a questão da cidadania no trânsito, o respeito às Leis do trânsito. A gente está vendo que o projeto sempre está crescendo e é orgulho termos a Prefeitura de Campo Verde como parceiro”, enfatizou.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, também destacou a importância do FETRAN por abordar um assunto, que de acordo ela, é de grande importância. Para a secretária, iniciativas como esta contribuem para que as leis do trânsito sejam obedecidas e, dessa forma, se reduza o número de acidentes e de vítimas causados, muitas vezes, por imprudência ou violações às normas que regem o tráfego de veículos.

“Eu digo sempre que as Leis precisam ser obedecidas. E quando você utiliza a obediência para o seu dia-a-dia, você não ocasiona sinistros como nós aqui aprendemos. A obediência é você respeitar as regras de trânsito. Eu vejo que nós precisamos ser mais conscientes, mais obedientes, para que a gente não venha causar nenhum tipo de acidente”, disse ela.

As fotos do encerramento da etapa Aricá Mirim em Campo Verde podem ser acessadas pelo link:

https://drive.google.com/drive/folders/1GzMK0UgulCF0P8zrjTaAF4KxksC_0YWw.

Compartilhar:

Acessibilidade