A noite de quinta-feira (31) foi especial para 55 alunos das Escolas Municipal Dona Maria Artemir Pires e Estadual Jupiara com idade entre 8 e 11 anos. Em cerimônia realizada no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner, eles receberam o certificado de conclusão por terem participado do Projeto Social Bombeiros do Futuro.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o projeto teve duração de quatro meses.
Durante esse período, os alunos participaram de diversas atividades relacionadas ao dia a dia do Corpo de Bombeiros, como salvamento aquático, técnica de sobrevivência, combate a incêndio e primeiros socorros, entre outras. Tiveram também aulas sobre civismo, cidadania e convivência em grupo e visitaram órgãos públicos e empresas privadas.
O objetivo do Projeto é contribuir com a formação das crianças, preparando-as para serem adultos responsáveis. A importância do respeito ao próximo e à disciplina foram temas amplamente trabalhado durante o período de duração do Projeto. “As crianças abraçaram o projeto”, frisou o comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Wellington Fraga, que destacou o empenho dos participantes e o apoio das famílias dos alunos. “Teve uma participação muito efetiva dos pais”, frisou ele. “O projeto visa nada mais do que trabalhar a questão do respeito, da disciplina, do trabalho em grupo, respeito às pessoas, respeito à natureza”, enfatizou o comandante.
Para o professor Luiz Pinto Ribeiro foi motivo de satisfação ter o neto de 10 anos como participante do Bombeiros do Futuro e ressaltou a importância do Projeto na formação das crianças. “É um projeto que tem futuro, onde pode preparar o aluno tanto para o convívio social como no meio educacional também”, ressaltou ele.
O neto de Luiz é hiperativo e, de acordo com o professor, com a participação no Projeto, o comportamento do garoto mudou. “Ajudou ele na disciplina, nos estudos. Ele desenvolveu com mais habilidade o comportamento e o próprio estudo dele”, afirmou Luiz.
“A Prefeitura de Campo Verde, juntamente com o Corpo de Bombeiros, têm feito esse trabalho com as nossas crianças, preparando os nossos alunos, as nossas alunas nesse Projeto Bombeiros dos Futuro, levando não só a questão familiar, como também a disciplina, tudo aquilo que a criança precisa aprender ao longo da vida para se tornar um cidadão cada vez melhor. Para nós, enquanto Prefeitura, é muito importante”, afirmou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
Morando há sete anos em Campo Verde, a dona de casa Maria Sônia Alves, que é mãe de um dos alunos que receberam o certificado de conclusão na noite de quinta-feira, destacou as mudanças no comportamento do filho com a participação no Projeto Bombeiros do Futuro. “Gostei muito. O desenvolvimento dele foi bem melhor”, afirmou ela. “Quem tiver filho, que tiver oportunidade, como mãe, é um projeto que eu recomendo”, completou.
Secretária municipal de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges afirmou que o Projeto Bombeiro do Futuro é visto com carinho e atenção pela Administração Municipal por ser, exatamente, uma ferramenta que trabalha a formação das crianças.
“Moldar, formar as nossas crianças, os nossos adolescentes, mostrar para elas um futuro promissor, um futuro de esperança, direcionando essas crianças para uma grande profissão, para conhecimento de mundo, trazendo pra ele a questão do civismo. Você traz um molde para essas crianças, um direcionamento, onde você trabalha o respeito ao próximo, amor ao próximo”, enfatizou a secretária. “Então, hoje, a Assistência Social se concretiza como uma secretaria que tem realizado grandes projetos sociais no município de Campo Verde”, frisou, destacando a parceria com o Corpo de Bombeiros e com o CMDCA no desenvolvimento do Projeto Bombeiros do Futuro.
Para os alunos, participar do Bombeiros do Futuro foi marcante. “Para mim foi uma das experiências mais incríveis que eu já vivi”, afirmou Kassiellen Araújo Viana, aluna do sexto ano. “É muito divertido, é legal, te dá disciplina, te dá respeito. É um projeto incrível mesmo”, completou.
O Projeto Bombeiros do Futuro, de acordo com o tenente-coronel Guimarães, comandante do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros e comandante interino do 2° Comando Regional de Bombeiros Militar, é uma das ações de integração da corporação com a sociedade por meio de ações sociais. O Projeto Bombeiros do Futuro, frisou o comandante, já é tradicional, com várias edições realizadas em vários municípios. Em Campo Verde já foram formados aproximadamente 300 alunos que tiveram acesso a treinamentos específicos e a valores essenciais para uma boa convivência. “Fazendo com que a gente contribua com uma sociedade melhor”, ressaltou o militar.
Participaram da cerimônia de entrega dos certificados o presidente do CMDCA de Campo Verde Warley Júnior Brás, o secretário municipal de Segurança Pública, Francisco Siqueira Sampaio, os vereadores Zezinho da Farmácia, João Fique-frio e a vice presidente da Câmara Janaína Nordestina; o comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente-coronel Emmanuel Carlos Vieira, a diretora da Escola Estadual Jupiara, Izaurides Késia da Costa Massavi Siqueira Sampaio e a diretora da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, Leliane Rodrigues dos Santos.