Leite produzido durante torneio leiteiro da Expoverde é repassado a instituições assistenciais

0

Realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural e a Comajul, com o objetivo de demonstrar o potencial da pecuária de leite em Campo Verde, o torneio realizado durante a 24ª Expoverde, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, também tem um lado social.

Na manhã desta segunda-feira (28), os organizadores do torneio, liderados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, fizeram a distribuição de 2.360 litros de leite a cinco instituições assistenciais do município. Cada uma delas recebeu 472 litros do produto, que foi pasteurizado e embalado pela Comajul.

As instituições beneficiadas foram a APAE, o Centro Social do Jupiara, o Resgate Vida, a ECTV e o projeto Pão e Leite, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A diretora da APAE, Rosilene Lopes Schabbach, lembrou que este não é o primeiro ano que a instituição é contemplada com o leite do torneio e destacou a importância do alimento para os 116 alunos atendidos. “A gente recebe com muito carinho e agradece imensamente a todos as parcerias, desde o prefeito Alexandre, da Comajul, da Secretaria [De agricultura], do Sindicato Rural e principalmente dos produtores, que é através deles que chega esse alimento para os nossos alunos”, frisou ela. “Em nome de toda diretoria da APAE a gente recebe e agradece imensamente. Que Deus abençoe e que no ano que vem seja um evento que traga muito mais alimento e que mais instituições sejam contempladas”, completou ela.

“Para a Comajul é uma satisfação enorme participar de um evento dentro da Expoverde”, afirmou o vice-presidente da Cooperativa e produtor de leite, Fábio Luciano Abati. “Nossos produtores estavam muito engajados. Então, para a Comajul, foi uma satisfação enorme. E hoje estar finalizando com essa entrega nessas entidades, a gente só tem a agradecer”, disse ele.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Juraci Vastos, frisou que o torneio leiteiro, além de demonstrar o potencial da produção de leite em Campo Verde contribui com instituições que apoiam e auxiliam pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Ressaltou também que a entrega do leite marca o encerramento definitivo torneio leiteiro.

Este ano, ano o Torneio Leiteiro da Expoverde reuniu 12 produtores e contou com a participação de 19 animais, sendo 8 novilhas e 11 vacas. Na categoria novilha, a vencedora foi o animal 326, que pertence ao criador Guilherme Abati e produziu uma média de 43,7 litros por dia durante o torneio. Entre as vacas, a vencedora foi a 227, de propriedade de Fábio Abati, com uma produtividade média de 49,37 litros/dia.

Compartilhar:

Acessibilidade