Iniciar no mercado de trabalho, nem sempre é fácil: idade e falta de experiência são alguns dos entraves que dificultam a conquista de um emprego.
Em Campo Verde, o Programa Primeiro Emprego modalidade Jovem Aprendiz tem facilitado a vida de muitos adolescentes e jovens, abrindo-lhes as portas para o mercado de trabalho. O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e desenvolvido em parceria com o Senac, com o Instituto Germinando Sons e com empresas locais.
Anualmente, 30 adolescentes e jovens com idade entre 14 e 18 anos são selecionados pelo Programa e alocados em empresas parceiras e na administração municipal como auxiliares administrativos por um período de um ano e um mês. Nestas empresas eles vivenciam na prática a rotina do trabalho. Paralelamente, participam do curso especial de aprendizagem comercial e serviços administrativos, que lhes garante o conhecimento teórico da função.
Cada adolescente ou jovem atendido pelo Programa recebe meio salário mínimo mensal para uma jornada de 4 horas diárias. Durante dois dias da semana eles participam do curso teórico e nos outros três dias cumprem expediente nas empresas. Todos têm garantido os direitos trabalhistas de forma proporcional.
Na noite da última terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o Senac realizaram a cerimônia de encerramento da turma 2024/2025 e entrega de certificado aos participantes. Paralelamente, a cerimônia marcou o início da turma 2025/2026, que contará com 27 participantes.
Letícia da Silva Borges foi uma das que participou da turma 2024/2025 do Programa Primeiro Emprego modalidade Jovem Aprendiz e gostou. “Foi uma experiência inesquecível porque o Jovem Aprendiz, querendo ou não, é o nosso primeiro emprego”, frisou ela, que destacou a parceria como Senac. “A gente aprende muito, a gente tem um aprendizado melhor com eles auxiliando a nossa carreira”, ressaltou.
Durante a participação no Programa, Letícia atuou no PSF Araras I no atendimento ao público. A experiência, afirmou ela, foi válida e será um diferencial em sua vida profissional. “Eu cresci bastante, amadureci bastante, aprendi a falar com o público”, disse.
Rosilene Silva Barbieri é mãe da Letícia. Para ela, o Programa Primeiro Emprego modalidade Jovem Aprendiz vai fazer a diferença na vida profissional da filha. “Eu espero que alavanque, que ela continue com a responsabilidade, que é um senso que eles passam”, frisou. “É um projeto sensacional! A gente tem os jovens nessa idade e as vezes eles não têm, fora do período escolar, o que estar fazendo. Quando se tem um projeto que, além deles aprenderem, estarem trabalhando e está tirando eles de, de repente, estarem ociosos na rua, de estarem fazendo outras coisas que talvez não sejam importantes para o futuro deles, é isso que importa. O projeto vem para isso”, destacou.
Vitor Alexandre Obermaier Júnior é um dos integrantes da turma 2025/2026 do Programa. Com 17 anos, ele espera adquirir experiência necessária para se firmar no mercado de trabalho. Focado em tecnologia, ele espera aumentar seus conhecimentos na área da informática. “É algo que vai me ajudar a ter um futuro melhor”, acredita ele.
Vitor é filho de Janete Adriana Obermaier, que vê no Programa uma forma eficiente para que o filho se insira no mercado de trabalho. “Eu espero um futuro pra ele, que ele consiga começar com o pé direito. É o primeiro emprego dele, nunca trabalhou. Espero que ele se dê bem, que consiga um emprego bom, que consiga ‘pegar’ direito os ensinamentos que ele vai ter”, disse ela.
Secretária municipal de Assistência Social e Habitação e primeira-dama do município, Rosilei Pereira Borges enalteceu a relevância do Programa na vida profissional dos participantes. “Nós sabemos da importância que é poder inseri-los no mercado de trabalho, essa iniciação. Nós avaliamos como positiva essa participação dos jovens porque você desperta eles para essa fase da vida que é fase adulta, a fase de trabalho”, destacou.
Paula Graciele Alves é gerente do Senac de Primavera do Leste, que coordena a região de Campo Verde. Ela destacou a parceria com a Prefeitura no desenvolvimento do Programa. “É de grande valia, pois esses menores estão se iniciando no mundo do trabalho, então, hoje eles têm uma qualificação misturada a uma prática. Isso é bom porque o jovem está iniciando da maneira correta”, ressaltou.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira destacou a importância do Programa Primeiro Emprego modalidade Jovem Aprendiz por promover a qualificação dos participantes para romperem as dificuldades de se iniciar na vida profissional. “E agora nós estamos formando jovens, e alguns, inclusive já direcionados ao mercado de trabalho. Para nós isso não tem preço”, enfatizou. “Saber que nós estamos participando da vida profissional deles, iniciativas profissionais, para nós é muito importante”, salientou o prefeito.
Professor do Senac, Wesley Fernando Freres destacou o empenho e a dedicação dos participantes. Segundo ele, dos 26 jovens e adolescentes que iniciaram o Programa, apenas uma desistiu. “Ela desistiu porque foi efetivada. Ao longo do projeto surgiu uma vaga dentro da empresa que ela estava alocada, então resolveram pela efetivação dela”, informou. Desde que foi implantado, o Programa Jovem Aprendiz Modalidade Primeiro Emprego já atendeu 180 participantes.